Inovação na Produção de Poli-hidroxialcanoatos (PHA): Desenvolvimento de um Biorreator de Baixo Custo para a Produção Biotecnológica de Biopolímeros
DOI:
https://doi.org/10.3407/rpn.v6i1pp63Palavras-chave:
Poli-hidroxialcanoatos (PHAs), Biorreactor, Chlorella vulgaris sp, Baixo custo, Consorcio Alga-bactériaResumo
polihidroxialcanoatos (PHAs) são polímeros biodegradáveis; seus elevados custos operacionais limitam a sua comercialização; São produzidos por cepas axênicas que exigem manutenção de condições estéreis, atendimento de altas exigências energéticas e investimento em equipamentos de controle, apresentam desvantagem em relação à produção de polímeros de origem petrolífera. A produção de PHAs é proposta em um biorreator de baixo custo alimentado com culturas simbióticas entre bactérias produtoras de PHA e uma microalga. Um consórcio algas-bactérias foi estabelecido e três experimentos foram desenhados, variando as concentrações do consórcio. Obteve-se que os experimentos dois e três acumularam mais biopolímero após 48 horas de incubação.
Referências
[1] CARDONA, E. A., MORA, M. A., & MARÍN, M. M. (2013). Identificación molecular de bacterias productoras de polihidroxialcanoatos en subproductos de lácteos y caña de azúcar [Internet]. Revista Facultad Nacional de Agronomía, 66(2): 7129–7140.
[cited 2018 Nov 28]. [URL]
[2] PANIKOV, N. (2018). Microbial growth dynamics. In: Comprehensive Biotechnology, 2a ed. Elsevier. [DOI]
[3] MORENO, E., & VANEGAS, D. (2017). Diseño y construcción de un biorreactor esterilizable y de bajo costo para el estudio de crecimiento de microorganismos. p. 14.
[4] MÉNDEZ, D. (2016). Modelamiento matemático y optimización del proceso de producción de polihidroxialcanoatos empleando la bacteria *Burkholderia cepacia* B27 a partir de ácidos grasos. p. 137.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Dayana Jeraldin Fajardo , Angie Daniela Londoño, Maria Angelica Ortiz Valdes, Diana Daniela Portela, Juan Daniel Valderrama

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termos da Licença
A Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY 4.0) permite aos usuários copiar, distribuir e transmitir um artigo, bem como adaptar o artigo e fazer uso comercial do mesmo. A licença CC BY permite a reutilização comercial e não comercial de um artigo de acesso aberto, desde que o autor seja devidamente atribuído.
Você é livre para:
- Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer propósito, até mesmo comercialmente.
- Adaptar: remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, até mesmo comercialmente.
O licenciador não pode revogar essas liberdades enquanto você seguir os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição: você deve dar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma maneira que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso.
- Sem restrições adicionais: você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
- Você não precisa cumprir a licença para elementos do material que estão em domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
- Nenhuma garantia é dada. A licença pode não conceder todas as permissões necessárias para o seu uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade.

